
Normas para submissão
Insistências da Arte: 8º Seminário de Pesquisadores do PPGArtes/UERJ, seminário discente de 2021, será realizado de modo virtual e se dará em duas modalidades: Comunicação de pesquisa e Exposição virtual.
As comunicações serão divididas em eixos temáticos e debatidas em mesas redondas (atividade síncrona em plataforma de webconferência a definir) com a participação de convidados, dos proponentes de cada comunicação e do público participante do evento. Cada proponente selecionado será informado conforme cronograma do evento e deverá decidir entre apresentar ao vivo ou enviar um arquivo de vídeo com 5 a 10 min. Cada proponente deverá indicar um dos cinco eixos temáticos, listados e descritos abaixo, na qual o trabalho se adequa.
A Exposição virtual estará disponível na página e Instagram (@insistenciasdaarte) oficiais do evento. Os proponentes também serão informados conforme cronograma do evento.
Poderão se inscrever, até 00h do dia 31 de janeiro de 2021, proponentes residentes no Brasil ou exterior com ou sem vínculo com instituições de ensino e de arte. Porém serão aceitas apenas inscrições e comunicações em português.
Todos os trabalhos apresentados, tanto da categoria Comunicação de pesquisa quanto Exposição virtual, farão parte dos Anais - Insistências da Arte 2021, que publicará os resumos enviados no ato da inscrição pelos participantes. A versão digital do arquivo será disponibilizada no site do evento.
Cada proponente poderá se inscrever em uma das categorias ou em ambas, com o limite de uma (1) proposta por categoria. As propostas deverão ser enviadas conforme especificado a seguir. As inscrições são gratuitas e não garantem a participação, também gratuita, ficando a seleção das propostas a critério da organização do evento.
Propostas que contenham discriminação em relação à raça, gênero, sexualidade ou credo serão automaticamente eliminadas. Também não serão aceitas propostas com discurso de ódio e negacionismo científico.
Eixos temáticos*
1. Arte, experiência, linguagem:
Reúne pesquisas em que são problematizadas a produção e conceituação da obra de arte, sob qualquer perspectiva epistêmica. Enfatiza-se a experimentação de linguagem em seus diferentes recursos, suportes e dimensões sensoriais e em suas articulações poéticas, teóricas, críticas e institucionais. Parte-se do princípio que o processo de arte instaura um campo de experiências e de intensidades, que engaja o corpo individual e coletivo na produção de subjetividade e na politização dos modos de construção do artista e do espectador. Nesse sentido, afirma-se a importância da desautomatização das relações entre a construção de discurso e a prática artística.
2. Arte, imagem, escrita:
A linha reúne investigações em arte, história da arte e teoria da arte voltadas para a potência da imagem e do corpo, sua constituição e seus usos políticos na interação com a experiência. Busca desenvolver e afirmar novas práticas da escrita da arte, quer sejam históricas, teóricas ou propriamente artísticas.
3. Arte, pensamento, performatividade:
A linha reúne pesquisas e processos relacionados ao conceito de performatividade na arte contemporânea, envolvendo questões teórico-crítico-experimentais acerca dos modos de ação construídos pelo corpo como um todo, o que significa exames múltiplos de atos de fala, atos de pensamento, atos de cena e atos de cultura, voltados para a expansão da formação poética, artística e política no âmbito do sensível.
4. Arte, sujeito, cidade:
A linha dedica-se à reflexão sobre a arte entendida não apenas como produção de artefatos e eventos, mas como praxis definidora de modos de ser e de habitar a cidade. Nesse sentido, a arte é dita atividade incessante de criação de espaços de vida e de autoformação, de experimentação de práticas de subjetivação e de produção de presença. São pois os primeiros produtos da atividade artística a sensibilidade, a intenção e o gesto que constituem o ser na pluralidade do mundo, mas também o corpo e espaço que fazem ser a cidade.
5. Arte, recepção, alteridade:
Reúne projetos que investigam o fenômeno artístico a partir de sua relação com a instância cultural, em dupla vertente: 1) ao abordar o problema da recepção e trânsito de objetos, práticas, teorias e tradições artísticas dentro da nova geo-história da arte; 2) ao lidar com a questão da incorporação do problema da alteridade no discurso crítico e historiográfico, especialmente a partir de objetos, temas e questões usualmente associados ao campo antropológico, tais como objetos artísticos e etnográficos, arte e ritual, arte e vida, entre outros. Assim, a linha compromete-se com epistemologias e métodos investigativos que façam confluir diferentes objetos, sistemas de pensamento, agentes, instituições, tradições culturais e artísticas, modos de ação e reflexão (pesquisar, colecionar, exibir, ensinar, escrever, editar, criar, interpretar etc.).
1 - Para se inscrever na categoria Comunicação de pesquisa, o proponente deve preencher o formulário com os seguintes dados:
a. Endereço de e-mail.
b. Nome completo.
c. Nome artístico ou nome que gostaria de constar no evento.
d. Celular.
e. Titulação (caso tenha)
f. Vínculo institucional (caso tenha).
g. Título.
h. Resumo (de 200 a 300 palavras).
i. 3 a 5 palavras-chave.
j. Eixo temático.
k. Minibio (até 200 caracteres).
2 - Para se inscrever na categoria Exposição virtual, o proponente deve preencher o formulário com os seguintes dados:
a. Endereço de e-mail.
b. Nome completo.
c. Nome artístico ou nome que gostaria de constar no evento.
d. Celular.
e. Titulação (caso tenha).
f. Vínculo institucional (caso tenha).
g. 1 a 5 imagens do trabalho ou 1 vídeo de até 5 min.
h. Título do trabalho.
i. Texto de até 300 palavras com informações sobre o trabalho.
j. 3 a 5 palavras-chave.
k. Minibio (até 200 caracteres).
As inscrições poderão ser feitas até as 00h do dia 31 de janeiro de 2021, através do seguinte formulário:
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE.
* Os eixos temáticos foram pensados a partir da experiência de pesquisa do PPGArtes-UERJ. Para isso, nos apropriamos dos textos de autoria dos professores de cada linha de pesquisa do nosso programa, disponíveis a seguir: http://www.ppgartes.uerj.br/linhas/linhas.html
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para insistenciasarte@gmail.com